Normalmente os negócios e empresas surgem pequenos, vão amadurecendo, crescendo até se tornarem grandes negócios. Na etapa de maturidade é importante se tornar rentável e expandir.
Se esse é o seu desafio atual, o caminho deve ser criar Economias ou Ganhos de Escala em sua empresa. Isso vai proporcionar redução de custos e aumento da lucratividade.
Porém, muitos acham que ganhos de escala somente servem para empresas que possuem atividade de produção de bens. Ela serve para todos os tipos de empresas, incluindo Comércio e Serviços.
Se esse é o seu desafio, crescer e se tornar rentável, saiba o que é Ganhos de Escala e como aplicar em sua empresa.
O que é Ganho de Escala ou Economias de Escala?
Ganhos de Escala ou Economias de Escala é quando um aumento na produção, comercialização ou prestação de serviços não vem acompanhada de um aumento proporcional no custo, fazendo com que o custo médio seja mais barato e assim gerando redução de custos e aumento da lucratividade.
Essa redução do custo médio, está associado a por exemplo, a introdução de formas de produção mais eficientes, a compra de matérias primas em maior escala, a redução de custos de transporte ou financeiros por ter um volume maior de transições, ou o próprio aumento da destreza ao realizar a atividade.
A economia de escala não ocorre de maneira infinita, pois existe o chamado “ponto ótimo” na curva de preço médio. A partir desse ponto, a tendência do preço médio é aumentar pois ocorrem custos fixos adicionais que podem elevar o preço médio, como a necessidade de maior espaço para estocagem, custo na contratação de mais funcionários, entre outros.
Um exemplo é uma aeronave de transporte de passageiros. Se a empresa aérea consegue vender todos os assentos, ela vai obter economia de escala, pois diluirá os custos fixos como depreciação do avião, salário dos pilotos e comissários e outras despesas administrativas no aeroporto. Neste caso o ponto ótimo é a aeronave lotada e não será possível reduzir o custo médio acima deste limite por motivos óbvios.
Não é comum pensar assim para as atividades de serviços, mas imagine nosso escritório de contabilidade com dez colaboradores trabalhando com cinquenta clientes. Dai começamos a dividir as tarefas e aplicar sistemas de gerenciamentos que melhorem a produtividades deles e passemos a ter os mesmos dez colaboradores porém com 80 clientes.
Dá para imaginar a evolução acima e como os custos se reduzem?
Como sua empresa pode se beneficiar dos ganhos de escala
Ganhos de Escala são essenciais para a empresa continuar a crescer e deve ser buscado a todo o momento. Ao crescer, a empresa terá mais e maiores competidores a enfrentar e um novo nível de entrega.
Essa também é um oportunidade de escalar, que é aumentar exponencialmente as vendas sem elevar os custos. Esse tipo de estratégia é muito comum nas startups. Normalmente há um investimento inicial, que após ter o produto pronto, o acréscimo de consumidores não implica em mais custos.
Ao adotar essa estratégia, é comum ver uma grande transformação na empresa, pois em pouco tempo o papel do proprietário na execução das tarefas mudará para cuidar da gestão, da cultura e no controle de produtividade.
Cuidados e riscos que devem ser observados
Embora com um foco bem claro em ganhos de escala, a empresa deve equilibrar essa visão para não incorrer em risco de um foco “míope”.
Isso ocorre nas compras. Comprar mais realmente te trará um menor custo unitário, mas quais são seus efeitos nos custos de estoques ou quais são suas implicações no Caixa da Empresa? É importante ficar de olho, e fazer uma Projeção de Fluxo de Caixa é importante para garantir esse equilíbrio, que é essencial.
Outro exemplo é na terceirização, ela não pode fazer com que o seu produto ou serviço tenha uma qualidade inferior da esperada pelos consumidores. Procure terceirizar atividades que não impactem no produto, como por exemplo a área contábil ou financeira da empresa.
Mas vale considerar que existem claras economias que não valem a pena para uma estratégia de crescimento.
Resumo
Ganhos de Escala devem ser perseguidos por todas as empresas para poder crescer de forma rentável e sustentável. Isso significa que as empresas devem sempre perseguir o aumento das vendas sem que elas aumentem proporcionalmente os custos.
Esse tipo de estratégia é muito comum nas startups, onde o desejo é lançar produtos que escalem, ou seja, atinjam muitos consumidores a um custo adicional baixo. Para isso existem diversas estratégias que podem ser utilizadas como participar de redes de compras coletivas ou ainda terceirizando atividades.
Mas para fazer isso é importante estar atento aos riscos ou situações adversas, como aumento dos custos de estoque e financeiros ou ainda prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços.
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